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Aline Diniz

Sou jornalista e sócia de uma agência de comunicação. Trabalhei por sete anos como colunista e repórter de Economia, depois fui assessora em órgão público por mais três. Passados alguns anos, volto com vontade de escrever sobre o que eu gosto: os bastidores da economia do Espírito Santo.

Capixaba com mentor da Toyota quer popularizar o carro elétrico: “me sinto uma sardinha no meio dos tubarões”

Capixaba com mentor da Toyota quer popularizar o carro elétrico: “me sinto uma sardinha no meio dos tubarões”

 Foto: Jefferson Rocio/Mec Show 2018

Foto: Jefferson Rocio/Mec Show 2018

Enquanto há uma corrida entre as montadoras do mundo para a nova era dos veículos elétricos, a engenheira eletricista de 31 anos, Aline Gonçalves Santos, há dois anos estuda uma forma de popularizar os carros brasileiros para essa realidade. “O futuro já se tornou presente”, conta.

Antes mesmo de lançar sua startup “MeuVeb”, em janeiro deste ano, foram vários testes. Com uma equipe que chegou a trabalhar simultaneamente com 10 pessoas, entre eletricistas, mecânicos, etc, e gastos de mais de R$ 60 mil, Aline conseguiu equipar um Fusca de 1972 (de dar inveja a colecionadores) com motor elétrico. Autonomia de 50 quilômetros e velocidade de 50 km/h.

“É um carro urbano, dentro da proposta de popularizar o veículo elétrico. Não é projetado para viagens, por exemplo. Um estudo apontou que a velocidade média em Vitória é de 30km/h, portanto, o Fusca está excelente. As pessoas ficam mais tempo com o pé na embreagem do que no acelerador”, disse a engenheira, que expôs o carro durante a Mec Show 2018, na última semana, e recebeu propostas de parcerias para o desenvolvimento do motor com empresas do Paraguai e da China.

Kit por R$ 45 mil

O que durou dois anos agora dura dois dias. Esse é o prazo para transformar um carro para elétrico por R$ 45 mil, preço do kit comercializado pela startup. Qualquer veículo pode ser adaptado, mas, inicialmente, Aline vai trabalhar com os mais antigos, com chassi Volkswagen, como Fusca, Karmanguia, Puma e Brasília.

“A nossa proposta é galgar para chegar a carros mais novos”, contou a engenheira, que participa nesta semana de mais uma etapa da InovAtiva Brasil, o principal programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores do país, em São Paulo. Seu mentor é o Nelson Nishiwaki, referência em consultoria no mercado automobilístico brasileiro e auditor da Toyota.

Plano futuro

Quando se fala de futuro, a engenheira de Vila Velha reforça que está em fase final de consolidação do seu plano de negócios e, a partir do apoio do seu mentor no InovAtiva Brasil, conseguirá verificar a viabilidade do seu projeto e traçar metas de médio e longo prazos.

Quando pergunto como ela se enxerga num mercado de gigantes, ela brinca: “me sinto uma sardinha no meio dos tubarões”. Mas não tem medo. Encara os desafios e quer popularizar essa nova realidade. “Quando eu me deparei com o valor de um veículo elétrico, eu percebi que a população brasileira não tinha condições de comprar. Eu não tenho condições de comprar, e eu queria muito um carro elétrico”.

Assim como acontece nos Estados Unidos e até mesmo no Uruguai, Aline quer criar um novo mercado: oficinas para transformação de carros elétricos e, ainda, quer compartilhar os veículos.

13.08.2018 - Empresas & Negócios

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