Aline 1.jpg

Aline Diniz

Sou jornalista e sócia de uma agência de comunicação. Trabalhei por sete anos como colunista e repórter de Economia, depois fui assessora em órgão público por mais três. Passados alguns anos, volto com vontade de escrever sobre o que eu gosto: os bastidores da economia do Espírito Santo.

Depois de clínicas e hospital no ES, Pátria Investimentos quer comprar a Samp

Depois de clínicas e hospital no ES, Pátria Investimentos quer comprar a Samp

 Foto: site da Samp

Foto: site da Samp

Gigante gestora de recursos do país, a Pátria Investimentos quer ampliar ainda mais sua participação no setor de saúde do Espírito Santo: depois de adquirir clínicas de diagnóstico por imagem e o controle do Vitória Apart Hospital (VAH), aguarda análise do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade) para a compra de 100% da Samp, operadora de plano de saúde, e da Serviços e Assessoria Médica Especializada (Sames), que presta serviços aos beneficiários.

O pedido de análise foi feito no dia 06 de setembro ao Cade e hoje (25) foi publicado o edital para dar início ao processo. O interesse da compra é da Athena Saúde Espírito Santo, controlada em última instância pelo Brazilian Private Equity V - Fundo de Investimento em Participações Multiestratégica (BPE V") gerido e administrado pelo Pátria Investimentos Uda, e que atualmente detém o controle do VAH.

Cade - edital.jpg

A solicitação feita pelos advogados da Athena e das empresas do Grupo Samp reforça “a entrada da Athena ES no mercado de planos privados de assistência à saúde (individuais/familiares e coletivos) no  Espírito Santo,  por meio da aquisição do SAMP, operadora de Plano de Saúde, e da SAMES que presta, aos beneficiários do SAMP, serviços de pronto atendimento (de baixa complexidade) e clínica médica em diversas especialidades através de seus centros médicos próprios localizados na Região Metropolitana de Vitória”.

Eles reforçam ainda que a operação não geraria qualquer sobreposição horizontal e pode gerar, inclusive, “uma potencial integração vertical entre a operação de planos de assistência à saúde do SAMP e os serviços médico-hospitalares prestados pelo Vitória Apart Hospital, e de medicina diagnóstica prestados pela Alliar, sendo, no entanto, incapaz de gerar preocupação de natureza concorrencial”.

Respostas

As duas empresas não comentam a negociação. Por meio da assessoria de comunicação, o Pátria Investimentos enviou sua resposta padrão: “não comenta as suas estratégias de investimentos e desinvestimentos”. A assessoria da Samp seguiu o mesmo caminho: “A Samp Assistência Médica informa que não comenta sobre suas estratégias empresariais”. 

Planos de saúde

Um furacão em processos de aquisições, o Pátria Investimentos e o Blackstone adquiriram em meados do ano passado 60% da Med Imagem, do Piauí, um grupo formado por operadoras de planos de saúde e dental forte do Nordeste.

Presença por aqui

Foi o blog mesmo que saiu na frente com a notícia de que o Pátria estaria em negociação para a compra do capital acionário do VAH, com operação concluída em julho deste ano. Esse mesmo grupo adquiriu as duas maiores clínicas de diagnóstico por imagem do Estado: a Multiscan e o CDI.

A última operação foi a compra da Multiscan, em março do ano passado, em R$ 104 milhões. Com isso, a Alliar, empresa gerida pelo Pátria, passou a ser o maior centro de diagnósticos do Espírito Santo e a terceira maior do país, situada em 10 estados brasileiros com 120 unidades.

25.10.2018 - EMPRESAS & NEGÓCIOS

Na era dos carros elétricos: sete eletropostos serão instalados no ES

Na era dos carros elétricos: sete eletropostos serão instalados no ES

EDP implanta posto no Espírito Santo para carros elétricos

EDP implanta posto no Espírito Santo para carros elétricos